sábado, 7 de novembro de 2015

Leptospirose em cães


A Doença

A leptospirose consiste em uma importante doença, que acomete tantos animais quanto o homem.
Esta zoonose, que tem como agente etiológico bactérias do gênero Leptospira, é uma das mais frequentes, concentrando-se especialmente nos meses chuvosos, em regiões alagadas e deficientes em saneamento básico.

Transmissão


Os roedores são os grandes responsáveis pela transmissão da doença através de sua urina. Para transmitir, eles precisam estar contaminados pela bactéria. Portanto, se o seu cão matou um rato, isso não quer dizer que ele, necessariamente, vá contrair leptospirose
A bactéria causadora da leptospirose é aeróbia gram-negativa e faz parta da ordem das espiroquetas. Sua multiplicação ocorre fora do hospedeiro, sendo que sua sobrevivência no ambiente fica na dependência das condições do mesmo, podendo sobreviver por até 180 dias em solo úmido ou em águas paradas. 
Este patógeno penetra no organismo através das mucosas ou pele lesionada, sendo que o contágio entre cães pode ocorrer por contato direto com animais infectados, ou por transmissão indireta, com um animal ficando exposto a um ambiente contaminado. Após 4 a 11 dias de ocorrida a infecção, a bactéria alcança a corrente sanguínea, multiplicando-se velozmente.

Os sintomas


O cão contaminado pela leptospirose apresentará falta de apetite, vômito, febre e um sintoma bastante característico, a urina de cor amarronzada. A bactéria atinge os rins e o fígado do animal. Alterando a função hepática, a leptospirose causará icterícia, notada pelo amarelamento das mucosas como olhos, gengivas.

O Tratamento


O tratamento da leptospirose é feito com antibióticos e há chance de cura, porém, ele deve ser iniciado o mais rápido possível ou a vida do animal estará sob risco e tem como objetivo principal manter o animal estável durante a fase aguda da doença, prevenindo a ocorrência de maiores lesões em órgãos, como fígado e rins.

Fonte : http://www.infoescola.com/doencas/leptospirose-canina/

2 comentários: