segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cinomose


O que é a cinomose ?

A cinomose é uma doença que atinge especificamente os cães,não transmissível ao homem, altamente contagiosa, causada por um vírus - Vírus da Cinomose Canina (VCC) que degenera a bainha de mielina dos neurônios - bastante resistente ao meio ambiente.

Os primeiros sintomas :


Há vários sinais clínicos da cinomose canina e nem todos os cães apresentam todos eles, em geral, o animal apresenta febre, apatia, perda de apetite, vômitos, secreção nasal e ocular e sinais neurológicos, dentre outros. A doença pode apresentar-se de várias formas, inclusive com sinais neurológicos apenas, o que significa um estágio mais avançado. O vírus da cinomose atinge vários órgãos: rins, pulmões e, principalmente, o sistema nervoso, daí os sinais do tipo "tiques", andar cambaleante, ataques convulsivos, etc.

Qual é o tratamento ?

Quem terá que matar o vírus é o próprio organismo do bichinho. Para isso, a medicação dada visa ajuda-lo nessa tarefa. E o que ele vai tomar? Depende. Cada fase da doença é tratada de uma maneira e sempre, de acordo com as condições físicas e com o histórico do animal: vitaminas, antibióticos, anticorpos prontos entre outros medicamentos poderão ser administrados.Atualmente, alguns tipos de terapias podem auxiliar animais com sequelas de cinomose, como é o caso da acupuntura.

Existe cura para a doença?

Sim! Há cura. Embora ela seja difícil é possível. Depende muito da reação do animal, do tipo de tratamento que ele tem antes de contrair a doença, entre outros.Se o cão atingir a cura, ele ficará apenas temporariamente imunizado, e deverá continuar sendo vacinado anualmente.Devemos usar de todos os recursos disponíveis na tentativa de salvar o cão.



cinomose é uma doença de difícil cura e pode levar o cão a óbito! A taxa de mortalidade de até 85% dos cachorros acometidos, logo, a prevenção deve ser feita através de vacinação com produtos de boa qualidade administrados por seu Médico Veterinário de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário